domingo, 20 de março de 2011

Reflexão e Auto-Avaliação Mod 17

Este módulo foi aquele que mias gostei, pois é foi um módulo de muito trabalho prático e isso sim trás me motivação.
De início foi complicado a construção do Paper Toy devido as medidas do pequeno para o grande, mas com ajuda tudo se conseguiu fazer.
Foi um módulo que me deu bastante gosto desenvolver, pois tudo se baseou em cortar colar e pintar o que é bastante apelativo.
Na minha opinião o meu projecto final ficou bastante interessante e original por isso acho que mereço uma nota de 13 no projecto final.







Projecto final de toda a turma



O meu projecto final

Mod 17- Sem 6

Semana de apresentação dos trabalhos.

Actividade para este módulo.

A minha actividade iria ser realizada numa colónia de férias com jovens dos 15 aos 18 anos, um grupo misto de 10 pessoas.
A actividade irá consistir na construção de Paper Toys, com o tema "A FAMÍLIA", com a pesquisa que realizei encontrei a família Simpson, daí surgiu esta ideia, inicialmente seria a construção desta família, mas depois surgiu a ideia de construírem Paper Toys relativos às suas próprias famílias.
Visto que estão longe da família por vezes uma semana iria ser interessante a construção destes bonecos.
O Animador teria de acompanhar e ajudar sempre que necessário o grupo.

Objectivos:
  • Cooperação entre o grupo;
  • Promover a criatividade;
  • Promover o espírito de entre-ajuda.
Finalidades:
  • Relembrar o espírito familiar.






Mod 17- Sem 5

Esta semana conclui todo o processo de colagem e recortes do meu Paper Toy.
Depois disto comecei a pintar o meu boneco, esta é a fase final do projecto, estava indecisa na escolha das cores para colorir o meu boneco, mas depois com ajuda dos colegas e do professor escolhi cores vivas que chamem a atenção, escolhi:
  • Amarelo e Branco para o tronco;
  • Azul para as calças e para o chapéu;
  • Preto para o cabelo.
Seguidamente à escolha das cores comecei a pintar, as tintas foram fornecidas pelo professor, o resto do material necessário como pincéis e recipientes para colocar a tinta.



Produto quase pronto.



Produto Final

Mod 17-Sem 4

Nesta semana depois de todas as medidas ceras e de todas as pequenas partes coladas, comecei a colar todas as partes do boneco para que ele começasse a ganhar forma.
Primeiro colei as pernas ao tronco depois de colar, tive de fazer alguns retoques para que o boneco se segurasse e não ficasse com aberturas.
Depois disto tive de fazer os braços para serem encaixados no tronco, por fim colei a cabeça.
De seguida desenhei o chapéu para este ser encaixado na cabeça do boneco, e por fim a pala do chapéu feita em papal de cenário.






Fase de colagem.




Colagem pronta introdução da fita cola.



Colocação das mãos.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Módulo 17, Sem 3

Nesta semana começamos por desenhar o boneco no tamanho real.
Começamos por ampliar as medidas para o tamanho que pretendíamos para que depois ficasse com o tamanho e com a largura adequada.
Depois de passar as medidas começamos a fazer um pequeno esboço de como ficaria o Paper Toy em tamanho real. De seguida começamos a desenhar as várias partes do nosso boneco, o meu é dividido em três partes principais e as mais complicadas de construir.
Seguidamente recortamos as partes e colamos com cola quente, esta não descola facilmente e cola o cartão que por acaso é grosso e difícil de colar e dobrar.

Módulo 17, Sem 2


Nesta semana começamos a construção do boneco em tamanho ampliado, folha A4 . Começamos por retirar as medidas de cada parte do boneco, para depois saber as dimensões do boneco em tamanho real.
Depois de construir o boneco que deu algum trabalho, pensamos nas medidas que iríamos por no tamanho real.





Miniatura do meu Paper Toy








sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Módulo 17- Meios e Técnicas de Expressão Plástica Sem, 1


Este módulo foi nos proposto a construção de um Paper Toys, para iniciar este módulo começamos por fazer uma pesquisa sobre o que são e como construir e tipos de desenhos para construir.
Também pesquisei imagens sobre Paper Toys.

O tema deste projecto é bonecos com expressões faciais de vilões.


Depois desta pesquisa construi um mini Paper Toys para experimentação, este era da família Simpson.
Depois disto com a ajuda do professor encontrei o paper toys que vou construir, e comecei a sua construção, que é difícil pelas pequenas partes que tem para colar.
Esta semana também começamos a tirar as medidas para saber quais as dimensões que o nosso boneco tridimensional vai ficar, pois este vai ficar com 1 metro e tal de altura.



Paper Toys de experiências



Experiência



Fase de recortar a planificação.




Fase de dobragem






terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sem 3

Nesta semana comecei a construção do meu Pop Up Book.
Primeiro comecei por fazer o download das imagens que preciso para o meu livro, as imagen são:

Um leão :


Uma menina:


Um homem de lata:

Um espantalho:


Um castelo:



Depois disto comecei a colorir as minhas imagens e a construir as paginas do meu Pop Up Book,














sem 2

Esta semana comecei a pesquisa para a construção do meu livro.
Primeiro comecei por saber o que eram Pop Up Books,o meu livro vai ser relacionado com a história do Feiticeiro de Oz, escolhi algumas passagens dessa mesma história.

"À mesa, diz-se que os olhos também comem. Para Robert Sabuda, um dos mais conhecidos autores de pop-up books do mundo, essa máxima inverte-se numa troca anatómico-oftalmológica: "As mãos também lêem."

Os livros de Robert, adaptações de clássicos como "Alice no País das Maravilhas" e "Peter Pan", ou livros pedagógicos como a colecção "Enciclopédia Pré-Histórica", apelam à criança que há dentro de cada um de nós e à criança que há dentro de cada criança. São livros com vários livros (e animais, heróis e vilões) lá dentro, obras de arte feitas à mão, peças de artesanato que demoram um ano a serem produzidas. A Robert Sabuda junta-se frequentemente outro artista do papel, Matthew Reinhart. Ambos são frequentemente interpelados com uma pergunta: "Como é que isso é possível?"

"É magia sem electricidade", lembra Reinhart, "quando alguém vira uma página dos nossos livros e se interroga como aquilo foi feito está a ter a mesma reacção de quando vê um truque de ilusionismo". O segredo aqui é simples: papel, tesoura e cola. Isso e um par (às vezes mais) de mãos muito talentosas."

http://www.ionline.pt/conteudo/39389-pop-up-books-historias-que-saltam--vista

O site que me ajudou bastante na construção deste livro foi : http://www.robertsabuda.com/

Tem várias imagens que podemos utilizar para o nosso book.
Do site de Robert Sabuda retirei um leão e a junção da minha história o Feiticeiro de Oz.

http://www.robertsabuda.com/popmake/animals/lion/popmake_lion-step2.asp





http://www.robertsabuda.com/popmake/fun/oz/popmake_oz-step1.asp


Mod 16 Meios e técnicas de expressão plástica-sem 1

Iniciamos esta semana o módulo 16, este módulo está relacionado com técnicas de expressão plástica e o professor deu nos como tem POP UP BOOK, livros em 3D
A partir daqui começamos a fazer a pesquisa sobre estes tipos de livros e fases da sua construção.
O professor deu nos as primeiras noções necessárias para a construção destes livros, também nos facultou links que nos iriam ajudar a construir estes tipos de livro, que não são nada fáceis de construir.
Depois da pesquisa do material é por mão à obra e começar a construir.